Páginas

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

ESTADO LAICO

Johnathan Ferreira
www.twitter.com/johnathanfer

Na exibição de hoje do programa global Na Moral, comandado por Pedro Bial, me senti provocado por um turbilhão de reflexões (afinal o tema era muito bom). Entre as principais, destaco: respeito e preconceito. De início quero deixar claro que professo o catolicismo. Essa é a minha fé. É o que creio.

Acho importante ressaltar que a nossa crença (ou não) não deve estar ligada simplesmente ao Estado laico em que vivemos, mas sim consolidados sob os alicerces do respeito e da integração do ser humano no seio social. Sou totalmente intolerante contra o desrespeito e o preconceito. E não é por crer nas doutrinas do catolicismo que me sinto melhor que alguém. Me sinto feliz. Me sinto bem. Me sinto forte e amparado por Deus. Mas não melhor.

Não devemos professar uma religião ou uma filosofia com o intuito de querer ser superior a outrem, e sim com o escopo de absorver ainda mais humildade para comungar com o próximo. Respeitar (como cristão) o livre arbítrio. Respeitar (como ser humano) a liberdade individual. Respeitar (como ser social) as manifestações diversas.

O preconceito está (infelizmente) intrisecado no ser humano. É natural. Não sei se é cultural. Acredito ser uma questão ligada a nossa essência. Mas devemos desapegar, expurgar isso de nós. Não nos permitir a isso. E dar lugar ao amor e ao respeito. Isso sim é saudável, é benigno. É uma superioridade que devemos ter, ao mesmo tempo mantendo-a no campo espiritual.

Por fim, deixo a seguinte reflexão: "Não é correto impor a nossa fé ou ideologia como a melhor e mais correta. Porque não é. O amor, o respeito e a igualdade são alicerces básicos para que sejamos promissores em nossas missões individuais e coletivas. Esses são os sentimentos que devem ser elevados. O homem por si só é um ser social. Mas nem sempre sabe viver em sociedade. E volto a frisar, o respeito é o caminho".

Nenhum comentário:


Powered By Blogger